Óleo de Cozinha


O óleo de cozinha descartado no meio ambiente é altamente poluente. Se derramado na pia, além de danificar as instalações hidráulicas e provocar entupimento, cada litro é suficiente para poluir até um milhão de litros de água. O prejuízo não para por aí: jogado na natureza, o óleo utilizado em frituras provoca a morte de peixes e desequilibra o ecossistema. Para descontaminar a água, o custo é alto, cerca de 20% do tratamento, além de causar danos no sistema de escoamento do esgoto.

Para evitar esse dano ambiental, a população deve a dar um destino ambientalmente correto ao óleo. O processo para reutilização do óleo de cozinha é simples: ao invés de jogar o produto no ralo da pia, no vaso sanitário ou na rede de esgoto, a população deve colocá-lo em uma garrafa PET e o levar a um dos pontos de coleta, como os Ecopontos situados na sede da Codeca e na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) ou nas Ecotendas. 

O óleo é entregue a associações de recicladores conveniadas com a Prefeitura de Caxias do Sul, que posteriormente o reutiliza como matéria-prima para a fabricação de novos produtos, como materiais de limpeza e biocombustível. 




logo da prefeitura