Troca Solidária



O Troca Solidária é uma iniciativa da Prefeitura, operacionalizada pela Codeca em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e a Fundação de Assistência Social (FAS). O programa foi implantado em 20 de junho de 2009. 

O Troca Solidária garante que pessoas possam trocar 4kg de resíduo seletivo* por 1kg de alimento (hortifrutigranjeiros), de produtores locais. A ação, além de ajudar a cuidar da limpeza da cidade, oferece um complemento alimentar de qualidade. 

O caminhão do Troca Solidária atendia 16 regiões a cada semana. Realizado sempre aos sábados, em julho de 2017 foi transferido para as quintas-feiras. Em janeiro de 2018, mais oito bairros foram beneficiados com o programa.

Depois de uma pausa de dois anos, o programa foi novamente retomado em 2021, por determinação do Prefeito Adiló Didomenico. Atualmente acontece aos sábados e beneficia 27 bairros/loteamentos. Em 2022, foram trocados 793 mil quilos de resíduos por 200 quilos de hortifrutigranjeiros. Em comparação a 2021, o programa superou em mais de 200% a troca de resíduos por mantimentos. Em 2021, foram trocados 240 mil quilos de resíduos por 61 mil quilos de alimentos. Novo recorde foi batido em 2023 quando a comunidade trocou 921.400 quilos de resíduos por 234.350 quilos de frutas e verduras.

A ação visa, também, proporcionar aos agricultores da Serra Gaúcha a comercialização de seus produtos e, por sua vez, as associações de recicladores conveniadas com o município recebem os resíduos seletivos. Através desta iniciativa, todos saem ganhando: o meio ambiente, as famílias, as associações de recicladores e os agricultores locais.

Além desta cadeia de beneficiados, o programa promove proteção ambiental, pois o material recolhido deixa de ser depositado de forma inadequada em terrenos baldios e arroios do Município. O Troca Solidária foi criado para estimular moradores de regiões do Município a separar e destinar corretamente os resíduos recicláveis. Por meio dele, foi possível estimular a organização e a limpeza nos bairros considerados de risco e em vulnerabilidade social. 

Pela implantação de soluções ecoeficientes, como esta, que podemos avançar em direção ao desenvolvimento local sustentável com práticas que estimulem a solidariedade, a reciprocidade, a inclusão social, redução de impactos ambientais e com isso garante a qualidade de vida para a população.

*ATENÇÃO PARA O PESO DE ALGUNS RESÍDUOS
1- Televisores, cacos de vidros, vidros em geral = máximo 5kg de alimentos por família.

2- Geladeiras, fogões diversos, freezer, máquina de lavar, secadoras, chapa de fogão a lenha, forno elétrico, micro-ondas, ar condicionado = máximo de 10kg de alimentos por família.

 


logo da prefeitura