Projeto Troca Solidária



O Troca Solidária é uma iniciativa da Prefeitura, desenvolvida pela Codeca em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e a Fundação de Assistência Social (FAS). O programa foi implantado em 20 de junho de 2009 e já beneficiou mais de 114 mil famílias. Há sete anos, o Troca Solidária garante que pessoas possam trocar 4 kg de resíduo seletivo por 1kg de alimento. A ação, além de ajudar a cuidar da limpeza da cidade, oferece um complemento alimentar de qualidade. 

O caminhão do Troca Solidária atendia 16 regiões a cada semana são elas: Planalto, Centenário II, 1º de Maio, São Vicente, Kayser, Vitória, Conquista, Portinari, Canyon, Beltrão, Reolon, Fátima Baixa, Monte Carmelo, Mariani, Vila Lobos, São Gabriel. Realizado sempre aos sábados, desde julho de 2017 foi transferido para as quintas-feiras. Em janeiro de 2018, acrescentou mais oito bairros, totalizando, hoje, 24 regiões atendidas.

O Troca Solidária tem recebido a aprovação total da comunidade, bem como de vários segmentos em âmbito regional e nacional, tendo correspondido às expectativas iniciais como um dos mais inovadores programas de cunho socioambiental lançados na região.

A ação visa, também, proporcionar aos agricultores da Serra Gaúcha a comercialização de seus produtos e, por sua vez, as associações de recicladores conveniadas com o município recebem os resíduos seletivos. Através desta iniciativa, todos saem ganhando: o meio ambiente, as famílias, as associações de recicladores e os agricultores locais.

Além desta cadeia de beneficiados, o programa promove proteção ambiental, pois o material recolhido deixa de ser depositado de forma inadequada em terrenos baldios e arroios do Município. O Troca Solidária foi criado para estimular moradores de regiões do Município onde é difícil o acesso dos caminhões da coleta, a separar e destinar corretamente os resíduos recicláveis. Através dele, foi possível estimular a organização e a limpeza nos bairros considerados de risco e em vulnerabilidade social. Desde sua implantação, de junho de 2009 até junho de 2016, já foi distribuída mais de uma tonelada de alimentos e recolhidas mais de 4 toneladas de resíduos seletivos.

É através da implantação de soluções ecoeficientes, como esta, que podemos avançar em direção ao desenvolvimento local sustentável com práticas que estimulem a solidariedade, a reciprocidade, a inclusão social, redução de impactos ambientais e com isso garante a qualidade de vida para a população.
 


logo da prefeitura