Notícias da CODECA
Merendeira vencedora de prêmio nacional é homenageada pelo prefeito e pela direção da Codeca
A merendeira da Codeca Eva Dagmar da Rosa, que atua na Escola Municipal Érico Veríssimo, no distrito de Vila Seca, foi homenageada na manhã desta sexta-feira (11/09) pelo prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e pelo diretor-presidente da Codeca, Milton Balbinot. Ela foi uma das vencedoras da 3ª edição do concurso nacional Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Dag, como é chamada na escola, foi recepcionada pelo prefeito no Salão Nobre, quando conversaram sobre a receita ganhadora, Refogado de Feijão com Legumes, que rendeu prêmio de R$ 5 mil para a profissional (o colégio recebeu R$ 8 mil para investimentos na cozinha). A merendeira recebeu o prêmio no dia 23 de junho, em Brasília.
Acompanharam o ato no Salão Nobre o diretor de Operações da Codeca, Angelo Barcarolo; a nutricionista Francine Malicheski; e os representantes do setor de Serviços Terceirizados da Companhia, Gilmar Rosa (supervisor) e Jair Vargas da Silva.
Eva Dagmar da Rosa, que atua há 20 anos na EMEF Érico Veríssimo, conta que o Refogado de Feijão com Legumes foi inspirado na infância. “Éramos uma família pobre, sem dinheiro para comprar carne. Então, era comum comermos polenta com feijão, e até hoje essa receita faz parte das nossas vidas. Meus sobrinhos gostam muito. É simples, muito gostoso e nutritivo”, recorda.
Desde julho de 2023 a Codeca assumiu a contratação das merendeiras e auxiliares de limpeza de todas as escolas municipais, totalizando cerca de 500 funcionários.
Fotos: Ricardo Rech/PMCS

