Notícias da CODECA
Caxias Mais Limpa: Cerca de 50 toneladas de resíduos são retiradas de área no bairro Nossa Senhora d
Pelo menos 50 toneladas de resíduos descartados irregularmente foram removidas nesta quarta-feira (28/01) na terceira ação do programa Caxias Mais Limpa, da Prefeitura de Caxias do Sul. O trabalho foi realizado na Rua Mário José Andreazza, no loteamento Vinhedos 2, região do bairro Nossa Senhora da Saúde, via que faz ligação da ERS-122 (Km 77) com a Rua Césare Cambruzzi.
O programa é coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com o apoio da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e demais secretarias municipais. Após a limpeza total da área, nesta quinta-feira (29/01) os fiscais da Semmas instalarão placas de advertência informando sobre a classificação do descarte irregular, bem como câmeras de monitoramento para identificação de infratores.
Conforme o secretário do Meio Ambiente, Ronaldo Boniatti, que acompanhou a operação, o programa visa combater a formação de lixões clandestinos, reduzir impactos ambientais, proteger a saúde pública e promover mais qualidade de vida à população. "O descarte irregular é crime, com multas que podem variar de R$ 2,5 mil a R$ 500 mil, dependendo do tipo de material, quantidade e local onde foi abandonado. Por isso, a orientação é para que a população faça o descarte correto de resíduos, podendo utilizar inclusive os ecopontos, bem como denunciar irregularidades por meio dos canais oficiais", argumenta.
A Semmas atua diariamente na fiscalização ambiental em Caxias do Sul. Denúncias por meio do WhatsApp (54) 9.9929.4992 ajudam a combater irregularidades como descarte ilegal de resíduos, poluição, maus-tratos a animais e danos ao meio ambiente. Por meio do Alô Caxias (telefone 156, das 8h às 17h; ou site sac.caxias.rs.gov.br) também é possível denunciar.
Esta foi a terceira edição do Caxias Mais Limpa. A primeira, em outubro de 2025, foi realizada nos bairros Santa Fé, Belo Horizonte e Portal da Maestra e resultou no recolhimento de 310 toneladas de resíduos; em novembro, o trabalho descoberto em 30 toneladas nos bairros Vila Ipê, Cânyon e Colina do Sol.
Fotos: Fabiano Provin/Codeca

