Notícias da CODECA
Assinada a ordem de início da pavimentação asfáltica da Estrada Municipal Claudino Antônio da Costa
O prefeito Adiló Didomenico assinou no fim da tarde de quinta-feira (16/10) a ordem de início do trecho 1 da obra de pavimentação asfáltica da Estrada Municipal Claudino Antônio da Costa, no distrito de Santa Lúcia do Piaí. O evento ocorreu na propriedade da Família Tomazzini e contou com a presença do vice-prefeito Edson Néspolo; do chefe da Casa Civil, Roneide Dornelles; do secretário de Obras, Lucas Suzin; do diretor-presidente da Codeca, Milton Balbinot; do subprefeito de Santa Lúcia do Piaí, João Carlos Giordani; e da deputada federal Denise Pessôa, entre outras pessoas.
O prefeito destacou a importância desse primeiro trecho do asfalto que é esperado há 30 anos pela comunidade. “Quero dizer da minha alegria de estar aqui com vocês hoje. E com a Codeca fazendo essa obra, vocês têm a garantia que vai ficar muito bom e vocês vão ficar muito satisfeitos. Dizer também que nós vamos voltar em breve para fazer a inauguração do asfalto da Estrada Firmino Frizzo, que liga Santa Lúcia à Vila Oliva. Sabemos da importância que essas estradas têm para a região no fornecimento de alimentos para todo o Estado. E o novo aeroporto estará aqui perto. Esse é um equipamento que vai fazer uma grande diferença para a Serra Gaúcha, principalmente para o nosso interior, que poderá enviar seus hortifrutigranjeiros para todo o Brasil com mais agilidade”, discursou Adiló.
A obra que contempla o trecho 1 será executada pela Codeca e tem 1.140 metros de extensão, com investimento estimado em R$ 3,8 milhões oriundos de convênio com a União, por meio de emenda parlamentar da deputada federal Denise Pessôa, e contrapartida municipal. O prazo de execução da obra é de 270 dias. O início está previsto para a primeira
quinzena de novembro.
O vice-prefeito Edson Néspolo lembrou algumas conquistas importantes da cidade, como o pacote de obras assinado junto ao Samae de mais de R$ 100 milhões (Canaliza Caxias) que serão investidos em infraestrutura, principalmente para prevenir alagamentos, além da policlínica, das 31 novas escolas que serão construídas e do novo aeroporto da Serra Gaúcha. “Esse asfalto de Santa Lúcia tem muita importância para a comunidade. É um primeiro trecho, vamos licitar um segundo trecho vindo de Caravaggio, e por determinação do prefeito Adiló, estamos trabalhando com seriedade junto à CAF para buscar mais recursos para implantar mais asfalto no interior, pois sabemos da importância do asfalto para as comunidades do interior. Isso é levar desenvolvimento para as comunidades”, pontuou Néspolo.
A pavimentação da via, que liga a sede do distrito à comunidade de Caravaggio da 6ª Légua, visa melhorar as condições de trafegabilidade, segurança e acessibilidade para moradores, produtores rurais e motoristas que utilizam a via. A estrada é considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola da região e para a mobilidade local.
O secretário de Obras, Lucas Suzin, destacou a importância do asfalto no interior e outras obras executadas pela pasta. “A pavimentação asfáltica no interior é uma forma de reconhecer o trabalho dos agricultores e é por isso que nós estamos dando ordem de início nessa estrada que é tão importante. Mas além disso, estamos recuperando a Estrada Municipal 92, com recursos próprios, que liga Santa Lúcia à Vila Cristina, o maior polo hortifrutigranjeiro do RS. É por isso que vamos entregar o asfalto que liga Santa Lúcia à Vila Olívia, e é por isso que iniciamos e vamos continuar o rebaixamento do morro do Bonalume. Quero agradecer ao prefeito por entender essas prioridades e dizer que é apenas o início de uma gestão que vai buscar reconhecer ainda mais o trabalho dos agricultores”, explicou Suzin.
O diretor-presidente da Codeca, Milton Balbinot, agradeceu ao prefeito Adiló e ao vice Néspolo pela confiança em ter repassado a obra para a companhia. “É com grande satisfação que a Codeca participa desse momento tão importante para a comunidade de Santa Lúcia do Piaí.
Essa intervenção representa mais do que uma melhoria na infraestrutura. É um investimento na qualidade de vida das pessoas que vivem, produzem e circulam por esta região. A nova pavimentação vai trazer mais segurança, conforto, acessibilidade para os moradores e produtores dessa região que tanto merecem. Além disso, fortalecerá o escoamento da produção agrícola, impulsionando a economia local e regional”, ponderou Balbinot.
Fotos: Ícaro de Campos