Notícias da CODECA
Nova etapa da obra do bairro Planalto provoca alterações de trânsito na BR-116
A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) inicia na manhã desta terça-feira (14/10) nova etapa da obra do acesso ao bairro Planalto, na zona sul da cidade. Depois das escavações para instalação de tubos de drenagem com diâmetro de 1m20cm na lateral da rodovia sentido bairros Lourdes-São Leopoldo, numa extensão de 180m, agora a
rede precisará cruzar a BR-116.
Por isso, demarcadores para estreitamento de pista serão instalados a partir das 9h desta terça-feira antes do acesso ao bairro Planalto, sentido bairros Lourdes-São Leopoldo. A principal alteração é o bloqueio das pistas sentido ao bairro São Leopoldo. Além disso, a alça que liga ao bairro Planalto será bloqueada, sendo necessário fazer o retorno no acesso do bairro Vila Verde.
Os motoristas que transitarem pela BR no sentido da região Lourdes em direção ao bairro São Leopoldo encontrarão um afunilamento com acesso pelo canteiro central para a pista contrária, a qual terá sentido duplo de circulação por um trecho de 200m. A sinalização será reforçada, explica o diretor de Operações da Codeca, Angelo Barcarolo.
O objetivo é fazer a travessia em toda a BR, ligando a rede do bairro Planalto a essa nova, facilitando o escoamento das águas pluviais. Ao mesmo tempo, três outras travessias de redes menores serão feitas no trecho bloqueado. A previsão é que este trabalho seja concluído em até 30 dias.
Também estão previstos, com o avançar da obra, fresagem de asfalto e capeamento, implantação de rede de esgoto cloacal e execução de sinalização viária horizontal e vertical, bem como execução dos passeios públicos. O valor previsto para a conclusão do projeto é de R$ 3,8 milhões, com prazo de término estipulado em quatro meses. O investimento total na reformulação é de R$ 4,5 milhões, com recursos de um empréstimo obtido pelo Município junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).
A Codeca foi a terceira empresa a assumir a obra, tendo em vista a desistência das duas anteriores. A operação conta com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Fiscalização de Trânsito.
Foto: Fabiano Provin/Codeca