Notícias da CODECA
Alimentos orgânicos integram 22% dos repasses do programa Troca Solidária
Iniciativas de Segurança Alimentar e Nutricional têm levado Caxias do Sul a alcançar índices recordes de alimentos orgânicos em programas implementados no Município. É o caso da Troca Solidária, que, segundo a equipe técnica da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), tem 22% de
orgânicos entre os hortifrutigranjeiros distribuídos à comunidade que entrega resíduos seletivos, ação operacionalizada pela Codeca.
Além disso, no Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), o índice está em 20% de orgânicos. Além disto, desde maio, Caxias do Sul participa de projeto piloto de alimentação escolar com o mesmo objetivo: o Pnae Agroecológico. São números recordes. “Nunca antes o Município atingiu estas marcas históricas. E não se trata apenas da questão alimentar: estes índices abrangem também aspectos sociais, ambientais e econômicos”, destaca a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Smapa, Valéria Wormann.
O setor trabalha para ampliar ainda mais os números, com ações que incentivam a produção e o consumo de orgânicos, como as hortas comunitárias e a Cozinha Experimental do Banco de Alimentos, entre outras. “A ideia é, por meio das compras institucionais, incentivar os agricultores a cada vez mais produzirem de forma ambientalmente correta”, acrescenta a nutricionista da Smapa, Cristina Fabian Gregoletto.
O programa Troca Solidária foi criado em 2009. Desde então, semanalmente promove a troca de 4kg de resíduos seletivos por 1kg de hortifrutigranjeiros da estação produzidos por agricultores locais. A iniciativa reúne Codeca, Smapa e Fundação de Assistência Social (FAS). A ação, além de ajudar a cuidar da limpeza da cidade, oferece um complemento alimentar de qualidade.
O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Famliar (PAA) está iniciando novo ciclo no Município. Os agricultores familiares estão se credenciando para fornecer gêneros alimentícios ao Município, que serão destinados a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, há 253 produtores rurais cadastrados.