Notícias da CODECA

Retomada do Troca Solidária completa um ano beneficiando mais de 16 mil famílias de 29 bairros da ci


Após uma pausa de dois anos, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) retomou, em abril de 2021, o programa Troca Solidária. Em um ano, foram trocados 485 mil quilos de resíduos seletivos por mais de 126 mil quilos de alimentos, beneficiando 16,6 mil famílias.

A retomada do programa no ano passado foi uma determinação do prefeito Adiló Didomenico. Atualmente acontece aos sábados e beneficia 29 bairros/loteamentos de diferentes regiões da cidade. Os roteiros estão no site da Codeca, link do Troca Solidária. “O Troca Solidária cumpre um papel social muito importante. É um programa em que todos ganham, ajudando na qualidade de vida de quem é beneficiado e fomenta a cadeia de recicladores e agricultores locais. Diante do cenário da pandemia, percebemos que as famílias precisavam de um complemento alimentar e a retomada do programa foi estratégica nesse sentido”, enfatiza o prefeito.

Conforme as regras do Troca Solidária, a cada 4kg de resíduos equivale a 1kg de mantimentos, com limite máximo de 15 quilos por família. Os alimentos são de produtores locais.

A ação visa, também, proporcionar aos agricultores a comercialização de seus produtos e, por sua vez, as associações de recicladores conveniadas com o município recebem os resíduos seletivos. “Todos saem ganhando: o meio ambiente, as famílias, as associações de recicladores e os produtores. Além desta cadeia de beneficiados, os resíduos recolhidos deixam de ser depositados de forma inadequada em áreas verdes do Município”, reforça a diretora-presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi.

O Troca Solidária é uma iniciativa da Prefeitura de Caxias do Sul e é desenvolvido pela Codeca, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e a Fundação da Assistência Social (FAS). Os alimentos restantes são aproveitados pelo Banco de Alimentos.



Galeria de Fotos
logo da prefeitura