Notícias da CODECA

Coleta de lixo é interrompida no município devido à mobilização nas vias e estradas de acesso

Codeca toma medidas preventivas até que a situação seja normalizada

Apesar das medidas anunciadas pelo Governo Federal, na noite de quinta-feira (24/05), os caminhoneiros mantiveram a paralisação contra o aumento dos combustíveis, já refletindo no fluxo de serviços para recolhimento e destinação de lixo em Caxias do Sul.

A Codeca não conseguiu liberar os caminhões para coleta nos trechos durante o turno da manhã desta sexta, 25/05. Já as equipes do turno da tarde realizarão parte da coleta somente até às 16 horas, quando a partir deste horário as mobilizações serão retomadas. Enquanto a situação não for normalizada, os contêineres poderão ficar com acúmulo de resíduos, dificultando o descarte. Por isso, a Codeca solicita colaboração da comunidade para evitar, o máximo possível, a colocação das sacolas de lixo nas vias públicas ou próximas aos equipamentos, mantendo-as em suas residências. Assim que cessar a paralisação, os serviços serão intensificados.

Como medida preventiva sobre o consumo de combustível, os serviços considerados não-essenciais foram prorrogados, a exemplo de obras de remendos e capeamento asfáltico, além de roçadas. Hoje, a Codeca conta com cerca de 15 mil litros de combustível no posto de abastecimento interno. No final da tarde de ontem (24/05), a Codeca também recebeu ofício da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) - por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) - autorizando o tempo de armazenagem do lixo orgânico superior ao estipulado na licença de operação, junto à Estação de Transbordo São Giácomo. Devido à mobilização nas estradas, as carretas não conseguem destinar o material orgânico até a Central de Tratamento de Resíduos Rincão das Flores, localizada em Vila Seca.


Foto: Márcia Vial






Galeria de Fotos
logo da prefeitura