Notícias da CODECA

Codeca comemora 26 anos de coleta seletiva em Caxias do Sul

19 caminhões recolhem uma média de 90 toneladas diárias de resíduos


A coleta seletiva completa 26 anos de operacionalização no próximo dia 15 de agosto. O serviço, prestado pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), atende toda a área urbana e 90% da área rural do município. São cerca de 90 toneladas de resíduos coletados diariamente.

A iniciativa foi implantada de forma experimental em 1991, em apenas um bairro da cidade. Hoje, com a consolidação e ampliação do serviço, a coleta é feita diariamente na área coberta por contêineres e, duas vezes por semana, nos locais onde é realizada de forma manual. Os resíduos seletivos são distribuídos pela Codeca, por determinação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a 13 associações de recicladores conveniadas ao Município. Elas realizam a triagem de materiais como metal, papel, vidro e plástico. Tudo é separado, classificado e pesado para ser comercializado às indústrias, que reaproveitam os resíduos como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. O processo constitui-se numa fonte de geração de renda e trabalho para os recicladores, beneficiando 400 pessoas diretamente e mil, indiretamente. 

“Caxias do Sul recicla em torno de 20% do material seletivo. Para ampliar este índice, é importante que a separação correta comece dentro de casa”, lembra a diretora-presidente da Codeca, Amarilda Bortolotto. Separar adequadamente é uma prática de responsabilidade social, que fomenta a construção e o fortalecimento de vínculos de negócios sustentáveis entre as empresas, consumidores e fornecedores dos itens recicláveis. É através desse comércio mais justo e ambientalmente mais adequado que ocorre a geração de emprego, renda e inclusão social, permitindo aumentar a qualidade de vida da população.

A Codeca está orientando os coletores para que repassem as informações sobre a separação do lixo à comunidade, quando forem questionados. Outra ação consiste em reforçar a importância da destinação adequada do material seletivo e orgânico às escolas participantes do roteiro Caminhos do Lixo. Este é um dos programas da Companhia mais requisitados pela comunidade, onde uma educadora ambiental apresenta os setores da empresa, o funcionamento de uma associação de recicladores e a estação de transbordo. De abril a julho deste ano, o programa já atingiu mais de 830 estudantes.

Os agendamentos podem ser feitos no departamento de Comunicação da Codeca, pelo fone 3224.9300 – ramais 399 e 372. Também será desenvolvida uma campanha de conscientização que será lançada, neste segundo semestre, em parceria com a Prefeitura Municipal.


Fotos: Divulgação Codeca
Galeria de Fotos
logo da prefeitura