Notícias da CODECA

Codeca realiza ação preventiva pré-Carnaval



Funcionários participaram de palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis

A “Ação Codeca Pré-Carnaval” aconteceu quinta-feira (16 de fevereiro), na sede da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul. A iniciativa busca contribuir para a manutenção da qualidade de vida, mediante orientações de saúde preventiva. Os funcionários participaram de palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST's), além de terem recebido preservativos e folderes do Serviço Municipal de Infectologia.

O tema foi abordado pelas enfermeiras Viviane Zanotto e Cleusa Ramon, da Faculdade Fátima. O público interagiu com as profissionais, que destacaram as principais DST's: cancro mole, candidíase, herpes genital, clamídia, hepatite B e C, sífilis, HPV, gonorreia e Aids. “Qualquer sinal diferente, a exemplo de coceira e ardência ao urinar, dor nas relações sexuais, secreções ou presença de sangue nos órgãos genitais deve-se procurar auxílio médico", alertou Cleusa.

As enfermeiras destacaram ainda que o uso do preservativo é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST's. Hoje elas são consideradas um dos problemas de saúde pública mais comuns no mundo para homens e mulheres. Se não receberem tratamento adequado, podem causar infertilidade, câncer do colo do útero, partos prematuros e recém-nascidos com má-formação, ou até a morte. Ao final da palestra, os funcionários participaram do sorteio de uma cesta de produtos, sendo contemplados Vagner Ronaldo da Silva Ortiz, funcionário do Departamento de Construção Civil, e Mariane Frison, do Departamento Jurídico.

As doenças sexualmente transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros micróbios transmitidos, principalmente, por meio de relações sexuais, sem o uso de preservativo, com uma pessoa que esteja infectada, e, geralmente, se manifestam com surgimento de feridas, bolhas e verrugas nos órgãos genitais.  




Fotos: Alice Pellizzoni e Márcia Vial

Galeria de Fotos
logo da prefeitura