Notícias da CODECA

Codeca registra novos casos de queima de contêineres


Equipamentos danificados foram substituídos por novas unidades

Na madrugada desta quarta-feira (15), a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) registrou a queima de mais dois contêineres de resíduos seletivos (amarelos), na rua Os 18 do Forte, no centro da cidade. Um deles foi próximo à rua Andrade Neves. Nos dois casos houve perda total. O setor de Segurança do Trabalho da Companhia foi acionado para efetuar um boletim de ocorrência, proceder a baixa do patrimônio ao Departamento de Contabilidade e providenciar a substituição nas ruas, com equipamentos reservas.

Para os casos de contêineres totalmente danificados, a troca depende de processo licitatório para a compra de um novo item para reposição. O custo unitário dos equipamentos de resíduos seletivos, confeccionados em fibra de vidro, gira em torno de R$ 1.400,00. Já os orgânicos (verdes) são metálicos, dificultando a queima, e custam em média R$ 4 mil. Nas situações de perda parcial, pode haver reaproveitamento do material, sendo direcionado ao setor de Manutenção para proceder os reparos necessários.

Somente em janeiro desse ano, 13 contêineres seletivos foram queimados. A direção da Codeca já solicitou à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social imagens de câmeras de monitoramento nas proximidades, na tentativa de identificar os autores do vandalismo. A Companhia também está reforçando a conscientização nas redes sociais, além de estudar a formatação de campanhas sobre o tema. “O prejuízo não é só da Codeca, pois a população também perde. A limpeza urbana é patrimônio público”, disse a diretora-presidente, Amarilda Bortolotto.

Em todo o ano passado, 43 contêineres foram danificados, entre seletivos e orgânicos.

Foto: Marcelo Pimel

Galeria de Fotos
logo da prefeitura